terça-feira, 9 de junho de 2015

Meu corpo de volta - parte I - Como e quando voltar a fazer atividades físicas

Antes de mais nada é importante ressaltar que puérperas (o nome técnico para mulheres que deram à luz) que exageram na quantidade de atividade física, fazendo mais de uma hora de exercício aeróbico por dia, têm grande chance de diminuir a produção de leite e prejudicar a amamentação. 

Após o parto normal, que tem recuperação rápida, pode-se voltar a atividades físicas em 15 dias, mas sempre converse com o seu médico antes, porque cada caso é um caso. Costuma-se liberar caminhada, corrida, musculação leve, abdominal, alogamento, ioga e Pilates, se não houver complicações do parto. 

Se você já fazia atividade física durante a gravidez, poderá retomar os exercícios mais rápido, em caso de parto normal. 

Já depois da cesariana, que tem recuperação mais lenta, um mês depois da cirurgia pode-se voltar a fazer atividades físicas leves e que não forcem muito a musculatura abdominal: caminhadas leves a moderadas, alogamento de braços e pernas. 

Entre 40 e 60 dias do parto cesáreo, dependendo da recuperação de cada paciente, pode-se voltar às demais atividades como corrida, musculação, Pilates, ioga, ginástica localizada. 

Tanto no parto normal como na cesárea não se deve iniciar esportes na água (natação, hidroginástica) antes da liberação do obstetra, que será ao redor de 30 a 45 dias do parto, quando o colo uterino já estará bem fechado, evitando o risco de infecções. 

Para ambos os tipos de parto, após o período de repouso recomendado, é interessante conseguir combinar atividades aeróbicas com atividades que alonguem e tonifiquem a musculatura abdominal, pois quanto mais cedo se começa a trabalhar a região abdominal maior a chance de que a barriguinha volte para o lugar. 

Veja um exemplo de combinação para depois que o médico tiver liberado: 45 minutos de caminhada ao ar livre ou na esteira três vezes por semana e mais 45 minutos de Pilates duas vezes por semana. 

Uma solução caseira para as atividades físicas é aproveitar para passear com o bebê no carrinho quando o pediatra tiver liberado, diariamente, e em casa aproveitar a sonequinha do bebê para fazer sequências de abdominais (sempre depois da liberação do médico). 

Para os abdominais -- sempre depois da liberação do obstetra --, faça a seguinte sequência: 
  • Abdominais: comece com 10 e vá aumentando progressivamente até chegar a entre 50 e 100 repetições.
  • Pontes (elevação de quadril): faça de 10 a 30 repetições.
  • Alongamento:
    • Sentada com as pernas esticadas à sua frente, tente tocar as pontas dos dedos da mão nos pés, bem devagar: 10 repetições.
    • Sentada com as pernas afastadas, tente encostar a mão esquerda no pé direito: 10 repetições
    • Sentada com as pernas afastadas, tente encostar agora a mão direita no pé esquerdo: 10 repetições.

sábado, 30 de maio de 2015

Madrugadas e bebê- Desafios da vida " Baby Style " Parte I - Cólicas e Gases

Como já tenho 3 filhas...Não me iludi nem por um minuto de que as coisas seriam fáceis...Pelo contrário! Sabendo dos "desafios das madrugadas" reuni forças mês a mês, salário após salário, para comprar os itens que facilitariam minha vida e, talvez fossem a diferença  entre uma noite mal dormida e uma soneca relaxante de 4 horas seguidas (aff...mãe sonha baixo).
Um dos principais desafios das madrugadas são principalmente:

  1. Cólicas e gases
Minha filhas sempre foram dessas que me fizeram ficar doida me perguntando - Meu deus o que essa criança tem? Ela deve estar sentindo dores...Não para de gritar!!! - Realmente deviam estar sentindo mesmo, pois gases e cólicas são terríveis e fazem a gente se contorcer...
Estou com a amora de 14 dias e passando pelo desafio de "gases"...Simplesmente algumas noites dava para ouvir os barulhos produzidos pelos gases transitando pelo intestino da minha pequena...Devemos pensar que o sistema gastrointestinal dos nossos bebezinhos ainda estão "amaciando"...semelhante aos motores de carros...
A pediatra da amora receitou o uso de Simeticona infantil(3 gotas- 8/8horas) se perceber que a barriguinha está estufada e com gases e Paracetamol infantil (4 gotas - 6/6horas) em caso de cólicas...ainda não dei paracetamol não, mas já apelei para a Simeticona 3 vezes...E ela dorme tranquila...

Existem soluções menos radicais como a utilização de florais,  como RESCUE, que também é muito bom para ser utilizado na água do banho!

Outra coisa bem tradicional, e usada desde o tempo da nossa avó é o Funchicória...Só que as últimas notícias foram - Perdeu o registro na ANVISA...

Utilização de chás
Um excelente remédio caseiro para acabar com as cólicas do bebê que já não mama no peito é o chá de alfazema, pois esta planta medicinal possui propriedades relaxantes e antiespasmódicas que ajudam a aliviar as cólicas do bebê, ou o chá de camomila e erva-doce, pois estas plantas medicinais possuem efeito antiespasmódico que alivia as cólicas e diminui a produção de gases.

Ingredientes chá anti-cólicas

  • 0,5 litro de água
  • 1 colher (de sopa) de flores de alfazema

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e, logo que começar a levantar fervura, desligar o lume. Colocar a alfazema e deixar repousar cerca de 5 minutos. Depois coar, deixar amornar e dar ao bebê em pequenas doses, sendo que a dose máxima recomendada deste remédio caseiro é 2 colheres de sopa por dia.
No caso de bebês que mamam exclusivamente no peito, a melhor solução pode ser a mãe beber estes chás, pois eles passam através do leite, podendo aliviar as cólicas no bebê.

Ingredientes chá anti-gases

Para o chá: Colocar 1 colher (chá) de camomila e outra de erva-doce em uma xícara com água fervente, deixar descansar e dar para o bebê quando esfriar.

Alimentos que a mãe deve evitar por causa das cólicas no bebê

Os alimentos que a mãe que amamenta (lactante) deve evitar comer em excesso porque podem causar cólicas no bebê são:
  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;
  • Pimentões e pimentas, pepino e nabo;
  • Feijão, grãos, favas, lentilhas e ervilhas.
  • milho, repolho, cebolas, maçã crua, abacate, melão, melancia ou ovos,
Veja outros Alimentos Que as Mães de vem  evitar... (para o bebê não ficar com cólicas)

Massagens 
Para combater as cólicas do bebê que surgem a partir da segunda semana de vida e por causa do intestino do bebê ainda ser imaturo, pode-se seguir algumas dicas, como:
  • Massagear a barriguinha do bebê com movimentos circulares, como mostra a imagem 1;

  • Com o bebê deitado de barriga para cima,empurrar suas perninhas em direção ao abdômen, de forma a comprimir a barriga do bebê, como mostra a imagem 2;

  • Fazer movimentos de bicicleta com as perninhas do bebê;
Veja abaixo uma mini-aula ministrada por uma instrutora experiente:


Colocar o bebê para Mamar adequadamente e arrotar 

Crie um ambiente calmo enquanto alimenta seu bebê e aproveite esse momento junto com seu filho. Ouça músicas relaxantes. Certifique-se de que você e o bebê estão fisicamente confortáveis. Vista-se e ao seu bebê de forma que não sintam frio e estejam à vontade. Garanta que a fralda do seu bebê não esteja muito apertada.
Ao alimentar seu bebê, tente segurá-lo em uma posição ereta para que o ar fique acima do leite no seu estômago. Isso ajudará seu bebê a expulsar o ar quando arrotar.
Se estiver dando mamadeira ao seu bebê, verifique o tamanho do furo no bico. O leite deve pingar lentamente quando a mamadeira ficar de cabeça para baixo. Se o furo for muito pequeno ou muito grande, seu bebê pode ingerir muito ar enquanto estiver mamando.
Para controlar a quantidade de ar que o bebê engole enquanto mama, limite o tempo em que realmente mama a dez minutos. Após cerca de 50 mililitros de líquido, tente fazer com que seu bebê arrote (mas não fique desanimado se ele não arrotar).
No final de cada mamada completa, ponha seu bebê para arrotar durante dez minutos. Fique calmo. Alguns minutos a mais, agora, podem evitar um acesso de cólica mais tarde.
Se seu bebê não conseguir arrotar após cerca de dez a quinze minutos, coloque-o em uma posição ereta durante cerca de uma hora e tente novamente.

​​
Utilização de bolsa térmica,

Eu me preocupei em comprar por antecipação uma bolsa de termogel e fazer uma capinha para não queimar a pele, seja pelo calor ou frio.
Utilizei para fazer a capinha um saquinho feito em tecido atoalhado bordadinho com um rosto de bichinho...ficou lindo e combinou com o enxoval, já que foi muito dificil encontrar uma capinha adequada para a bolsa em termogel que comprei...
  • Também existe a possibilidade de utilizar sementes dentro da capinha fazendo da bolsa um tipo de fitoterápico...


Fitoterápicos e Homeopáticos

Acredito que a homeopatia tenha também algum tratamento ótimo para esse problema..Veja só o que foi escrito no site da mamãe...
"O remédio Endorus foi um grande aliado para aliviar as cólicas do meu filho, ele é um remédio fitoterápico diferentes dos outros que mencionei acima, já tinha testado todos sem sucesso. E o que mais gostei do remédio Endorus foi que o meu bebê soltou bastante pum e a barriguinha dele ficou menos inchada. Eu dava uma gotinha por kilo de 8 em 8 horas, agora que as cólicas do meu bebê amenizaram dou somente a noite antes dele dormir.

Lembrando que não se deve administrar nenhum tipo de remédio em seu filho antes de consultar o pediatra, se você se interessou por este remédio fale com o pediatra do seu filho para ver o que ele acha, na bula está descrito que este remédio não deve ser administrado para crianças menores de 5 anos, o pediatra do meu filho falou que não tinha problema, mas cada bebê tem seu metabolismo diferente.
Infelizmente o remédio Endorus não se encontra em qualquer farmácia, eu mesma não consegui encontrar em nenhuma farmácia aqui da minha região, só encontrei o remédio Endorus pela internet, eu comprava neste site de farmácia online Onofre , você também talvez possa encontra-lo no site de farmácia online o Netfarma o valor aproximado do remédio Endorus gotas é de R$25,00 30ml."
Como a maioria das fórmulas homeopáticas, os remédios relacionados são específicos para um determinado sintoma. Com base no seu conhecimento do seu bebê com cólica, escolha o remédio adequado.Existem fórmulas homeopáticas para cólica que podem oferecer alívio ao seu bebê. Siga as orientações sobre dosagem indicadas no rótulo do produto.

  • Colocynthis e Magnesia phosphorica, dois relaxantes abdominais, são os remédios homeopáticos mais receitados para cólica. São eficazes principalmente quando usados conjuntamente. Dissolva uma dose de Colocynthis 6ch e uma dose de Magnésia phosphorica 6ch em um pouco de água mineral na temperatura ambiente. Encha todo um contra-gotas e esguiche-o totalmente na boca do seu bebê, três vezes ao dia, conforme necessário. Se a cólica do seu bebê não tiver diminuído após dois dias, pare de dar o remédio. Muito provavelmente, não surtirá qualquer efeito.

  • Carbo vegetabilis é um remédio homeopático para o bebê com cólica, que apresenta o rosto pálido e o abdomem superior distendido. Suas pernas podem estar frias dos pés aos joelhos. Esse bebê é agitado e chora mesmo quando amamentado ou alimentado, e arrota durante muito tempo após comer. Parece sentir-se melhor quando está no colo e pior quando colocado no berço. Dê a essa criança, Carbo vegetabilis 9ch, dissolvendo uma dose em 250 miligramas de água mineral e esguichando algumas gotas na sua boca, três vezes ao dia, durante dois dias ou até que os sintomas melhorem.
  • Se seu bebê tiver o rosto vermelho e quente, choro alto e irritado, mas parar de chorar por um breve período quando colocado no colo, dê-lhe Camomila 9ch ou 15ch. Dissolva uma dose em 250 mililitros de água mineral e esguiche algumas gotas na sua boca, três vezes ao dia, durante dois dias ou até que os sintomas melhorem.

Acalmar o bebê com o auxílio do som

Alguns bebês reagem à música calma e tranqüilizante; alguns a gravações de batimentos cardíacos; alguns a gravações dos sons com os quais conviveram nos nove meses de vida uterina, que incluem os batimentos cardíacos da mãe e o som constante do fluxo sangüíneo da mãe circulando no seu corpo. Curiosamente, o som da máquina de lavar roupa muitas vezes parece ter o mesmo efeito.




Preparar adequadamente o leite do bebê 


Se o bebê não é amamentado, deve preparar-se o leite do bebê de acordo com as instruções que vêm no rótulo da embalagem do leite, pois se for colocado pó a mais na preparação do leite, o bebê pode ficar com gases e até prisão de ventre.


Dar mais água para o bebê  

Quando o bebê é alimentado com leite de lata ou quando inicia a alimentação com sólidos deve beber água para ajudar a diminuir os gases e facilitar a expulsão das fezes.


Preparar corretamente os mingaus  

os gases no bebê também podem ser provocados por se colocar farinha a mais na preparação dos mingaus, e por isso deve seguir-se sempre as instruções que vêm no rótulo da embalagem. Além disso, é importante também variar os mingaus e incluir mingau de aveia que é rico em fibra e ajuda a regular o funcionamento do intestino. Além de seguir estas dicas, também é importante quando o bebê iniciar a alimentação sólida, dar para ele alimentos ricos em fibras como purês de legumes e frutas como abóbora, chuchu, cenoura, pera ou banana, por exemplo.
  1. Mosquitos picando o bebê
  2. Medo que algo aconteça com o bebê
  3. Bebê que só relaxa no colo
  4. Bebê que faz o peito de chupeta 

sábado, 23 de maio de 2015

Achei que ter uma irmãzinha fosse mais divertido...

Pérola, de 6 anos, soltou essa "pérola" que intitula esse post... E o pior, ela falou isso não só para mim, mas para outros integrantes da família, e em momentos diferentes, ou seja, a "pérola" era séria...
Como toda mãe, claro, fiquei preocupada, já que passei toda a gestação me antecipando como seria a recepção da baby Amora por parte da Pérola...
Ela não viu a irmã pessoalmente até a baby Amora sair da maternidade, pois lá não são autorizadas visitas de menores de 12 anos, então a ansiedade dela só aumentou...
Na sua cabecinha de criança, a irmã chegou para brincar, só que a realidade trouxe uma bebezinha frágil, que só dorme, chora e faz côco...
Minha Pérola tem um "Q" de hiperativa, pois não para um minuto sequer, nem física nem mentalmente, portanto, temos passado os dias pedi e pedindo, e pedindo outra vez...Fala mais baixo!
         Não joga nada pra cima perto da bebê!
         Não chega correndo e fazendo barulho!
         Tira a mão do rosto ou da cabeça da bebê!
Kkkkkkk....coitadinha...esperava uma amiguinhas e agora só ouve não...
Portanto, estou fazendo de tudo pra impedir que a decepção se instale e cresça entre elas um sentimento negativo...
Daí, hoje, quando a Amora está com 8 dias, confiei em lavar a louça deixando a Pérola de babá... Sem a babá (a eletrônica) estar ligada...resultado: A Pérola percebeu que A Amora estava com a fralda suja ( até sujou o macacão) e resolver que pegar ela no colo era a solução. Oh! Jah! Meu coração foi na boca, mas no final ela até que estava segurando direitinho...AFF...

terça-feira, 19 de maio de 2015

Relato de Parto...Como a Amora chegou...

Nem sempre as coisas saem como o planejado... Graças ao Bom Deus!!! Kkkkk...Pensei muito nisso nesses últimos 4 dias....
Planejei como pude um parto normal, onde fossem acontecendo as etapas naturais de um trabalho de parto, de forma humanizada e participativa...Mas, esperei, esperei e esperei...Cheguei as 41 semanas e 3 dias de gestação... Me sentindo ótima, ativa e cada vez mais distante de um parto como o que idealizei...
Já estando na terceira gestação, era sabido que os médicos preferem não arriscar um parto normal, então todos os sinais para um parto normal deveriam ser perfeitos... Dilatação, contração, estouro da bolsa d'agua...E comigo nada!!!
Enfim, a contragosto e com receio iniciei um jejum na véspera ( 14/05) e ao acordar na manhã seguinte me sentindo muito bem, com exceção de um sinal de que o tampão se soltava aos poucos... Fui com minhas malas ( que se encontravam prontas a 1 mês) pra maternidade...
Chegando lá, logo encontrei com um dos médicos que me recomendaram vir nesse prazo ( 41 semanas + 3 dias) e ele foi logo dizendo: E aí Camila! Tudo bem? Está em jejum né? É hj que a gente tira esse bebê daí? Fazendo um gesto que representava um corte na barriga....kkkkkkk....Gelei na hora!!!!
Bom, tive que sorrir amarelo e me conformar!!! Fizeram um cardiotoco que indicou leves contrações... Fui internada me sentindo muito saudável... Achei que estava me precipitando mais uma vez...Que eu devia esperar o "time" da bebê... Logo os acontecimentos ao meu redor me fariam mudar de idéia...
Pra descontrair meu marido tirou uma foto minha com o avental da maternidade e eu postei no facebook com uma charge engraçada de despejo...

Uma outra gestante foi de emergência na minha frente para a sala de cirurgia e ficamos lá, esperando, esperando...fiquei cada vez mais apreensiva...
O parto foi bem rápido... Minha Amorinha nasceu às 16:26, com 3.410kg e 44 cm...Foi um momento especial pra nossa família! Meu marido mais uma vez se mostrou forte e companheiro, me passando a segurança e a confiança que eu tanto precisava....Não falhou nem um segundo.

Acabei também fazendo a laqueadura tubária... Pois estou em uma quantidade de filhas que acabam deixando meus recursos financeiros limitados....kkkkk....Enfim...Ao chegar no quarto após a cirurgia, conheci outra mãe ( aquela da emergência) e ela teve um bebê prematuro...Seu cordão estava saindo pela vagina antes do bebê... Resumindo, um bebê na UTI...
Os outros casos de parto em que as mães estavam lá internadas no mesmo momento também não foram tão românticos... Trabalhos de partos normais que duraram dias ou cesarianas em emergência em mães com pré-eclampsia...resultando em bebês também na UTI...fiquei apavorada e aliviada em ver a minha boa estrela ao estar com minha Amorinha ali, tão saudável e segura ao meu lado, enquanto outras mães, mal podia ver seus bebês, já que estavam se recuperando de uma cirurgia ou entrando em babyblues ( depressão) pela ausência dos bebês e alto stress...AFF...Graças a Jah estava alí nos meus braços meu maior tesouro!!!
Hj tenho uma visão diferente do momento do parto! Claro que se a natureza e as recomendaçoes médicas permitirem, deve-se tentar um parto normal, mas não se deve culpar-se caso uma cesariana seja necessária! Jah escreve certo por linhas tortas...mesmo que sua linha seja uma discreta cicatriz de cesariana...eterna lembrança de quando eu tive (mais) uma chance de ser mãe...

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Sling diferente...

Sling K'Tan baby é "um envoltório sem complicação". É Feito de Uma malha de Algodão super-macia, um pouquinho elástica E MUITO resistente. 
Gostaria de ter conhecido esse modelo antes e quem sabe comprado em um desses sites de Compra da China ou no ebay (Não Que eu saiba Que Existe este PRODUTO POR LA)
Inicialmente se coloca ASSIM:

Permite Diversas Posições Mas o principal é chamado Kangorro
Achei super-DEMAIS esse sling ... demorei mas encontrei um modelo que me atraiu de verdade! Tomara que Realmente Minha Amorinha Curta !!!! Estou Tentando Fazer Uma version caseira ...
Enfim, publiquei esse post dias antes de ter bebê... Esse foi realmente meu " último desafio da costura" antes do grande dia...E vou te falar...valeu super à pena!!!! Eu tive dificuldade em obter a medida ideal para as alças do K'Tan uma vez que o site tem medidas em inglês e eu estava gravidissima... Sem parâmetros para tamanho...Fiz de "orelhada"....Optei pela malha estilo " Breeze"...que é aquela toda furadinha, muito utilizada em roupas de ginástica... Escolhi essa pois moro no Estado do Rio de Janeiro, no litoral, ou seja, faz muito calor na primavera e verão... Também optei pela cor azul marinho ( apesar da minha bebê ser menina) pois deve demorar mais para sujar e tem uma chance menor de manchar...Além de que o azul marinho é uma cor discreta e neutra para que eu possa combinar com minhas roupas...mas também acho o vermelho e o cinza mescla boas escolhas...talvez eu faça uma versão de inverno com uma malha comum que é mais quentinha....
A faixa adicional do sling K'Tan tem uma costura central que reforça para sustentar o bebê que eu não fiz...mas foi por falta de tempo, mesmo....por enquanto não está fazendo falta, mas o acabamento iria ficar bem mais bonito!!!
Na primeira vez que usei, a Amora tinha apenas 1 semana. Precisei ir ao banco e ao supermercado e ela simplesmente dormiu todo o tempo!!!! Além do quê, achei uma boa forma de proteger a bebê da brisa e dos olhares curiosos e mãos sujas das pessoas que encontrei no caminho!!! Senti que ela ficou protegida e confortável...
É um pouco quente dentro do sling, pois o calor do corpo é trocado entre a mãe e o bebê...Então, cuidado na hora de retira-lo do sling pois o ar frio externo pode ser um grande choque térmico que é perigoso para o recém nascido...
Saí pela segunda vez quando a Amora estava com 10 dias, era meio-dia...um calor tremendo!!! Mesmo assim ela dormiu todo o tempo... E achei que o tecido Furadinho impediu que ficasse muito quente...achei que também foi útil para bloquear o sol...enfim...adorei...A Amora ficou confortável... Deu tudo certo ...Só ainda preciso praticar a colocação, pois ainda acho mais fácil ageitar a bebê no sling com a ajuda de um espelho....mas sei que é questão de tempo!!!

domingo, 10 de maio de 2015

Mala da Maternidade da Mamãe...Como não deixar nada para trás sem parecer que estou indo para um resort?

Eu estou aguardando minha hora pela terceira vez...
Desta vez escolhi como bolsa uma superbag da minha filha mais velha em matelassê em courino....coube tudo, menos 2 itens...Vou falar sobre o que acredito ser útil para mim...

 Primeiros item, de suma importância em qualquer mala de maternidade: cartão de pré natal, exames importantes e a última ecografia que fizer. O ideal é que todos os documentos se concentrem numa só pasta, para facilitar. Você pode incluir ainda seu cartão do convênio e documento de identidade. Essa pasta pode ir na mala do bebê , mas tanto faz, pode ir na mala da mãe também.
No interior de uma porta-trecos enorme de plástico tentei por todas as minhas roupas, que obviamente se resumem em camisolas, roupas intimas e agasalhos, pois o hospital onde vou ter bebê tem um sistema de refrigeração bemmm potente...além disso, o parto sendo no Outono.
Separei:
  • 2 camisolas, uma em malha de alcinha, e a outra de cetim, porém de alça para amamentação.
  • 8 calcinhas com cintura alta estilo pós-parto
  • 2 sutiens com alça para amamentação 
  • 2 cintas reforçadas pós-cirúrgicas
  • 2 shorts em cetim de baby-doll para usar sob a camisola em caso de necessidade
  • 1 robe em cetim de meia manga
  • 1 roupão felpudo de manga longa para suportar o frio
  • 2 pares de meias
  • 1 casaquinho em plush,com zíper frontal
  • 1 vestido para sair da maternidade
Fiz 2 necessaires:
  • 1 necessaire pequena contendo os itens de escovação de dente como creme dental, fio, escova, enxaguante...todos na menor embalagem possível em um dos bolsos; No outro bolso coloquei um rímel transparente, uma base leve que disfarça as olheiras e um batom clarinho, afinal iremos tirar fotos...e elas duram muiiiiiito tempo.....
  • 1 necessaire maior contendo itens para banho como shampoo, condicionador e sabonete, e itens uteis como escova de cabelos, elástico para cabelo, grampos...

em um saquinho organizei;

  • 1 pacote com 24 absorventes noturnos
  • 5 pares de absorventes para seios
  • 2 bicos em silicone da lillo para auxiliar  a amamentação em caso de necessidade
  • 1 tubo de  pomada  de  lanolina  Memê  


Em um saco transparente levei:
  • um sapatinho Crocs
  • um chinelinho de plástico Melissa



 Claro que estou atenta no carregador do celular e no celular!!!! Sem eles ficamos como que estivessémos sem sem roupa....kkkkkkk Quero tirar fotos e não tenho câmera....

Para induzir "sem querer, querendo" o parto

Será que dará certo???

Já cheguei na 40° semana e 5 dias....e nada daí resolvi tomar chá de gengibre, canela em pau e cravos...e tomar óleo de rícino...Minha avó disse que sal amargo era o indicado para as gestantes reclamonas das semanas finais das gestações na década de 40 e 50...Bom, eu tentei com óleo de rícino, mas preferi tomar como indica na embalagem e não como sugerem na internet...
Segundo a receita encontrada na net, deve-se tomar 60 mlóleo de rícino em um copão de suco de laranja...Mas isso são 3 colheres de sopa aproximadamente e na embalagem diz que com uma colher de sopa obtêm-se o efeito de "diarréia aquosa" em aproximadamente 3 horas...kkkkkkkk....será melhor aumentar a dosagem para ter algo "mais" que diarréia??? To tomando com um chá bem forte estilo quentão...



Achei umas informações sobre os efeitos e como administrar o óleo de rícino:

"Ao falar sobre a eficácia de óleo de rícino, este se mostra muito eficaz na indução do trabalho. Para alguns é eficaz em apenas uma dose e alguns podem ter de tomar mais de duas doses. Emboraesteja sendo usado há anos, seus efeitos colaterais têm resultados conflitantes. Para alguns, pode resultar em efeitos colaterais graves e, em alguns pode ser muito útil. A seguir estão alguns dos efeitos secundários do óleo de rícino.
  • O óleo estimula o movimento intestinal que pode levar à desidratação excessiva.
  • Contração pode, em alguns casos, colocar pressão sobre o bebê também .
  • Pode resultar em vômito e náusea , que pode criar problemas se o trabalho foi iniciado.
  • O pior efeito colateral é quando a mulher está enfrentando todos os efeitos colaterais, mas nenhum sinal de dor de parto .


bom, existem outras formas menos terríveis para induzir o parto:

Exercícios com o quadril*: Tipo rebolar mesmo... ajuda o bb a encaixar, descer, enfim... é igual a tirar um anel do dedo... se vc fizer alguns movimentos assim facilita que ela desça e consequentemente acelera um pouquinho o tp... 
Acho que o lance é fazer na bola suiça...



*Estimulação dos mamilos*: Isso mesmo... descobri isso a poucos dias e mais, que o ideal seria fazer ao longo da gestação...Fiquei chocada, tem até um aparelho vendido pelo alibaba que auxilia nesse propósito e melhora a amamentação e produção de leite!!!! 



Mas vamos aos fatos... sabe aquela história de que quando a mulher amamenta ajuda a conter o sangramento??? então... a regra é a mesma... acontece que quando o bebê mama estimula o corpo a produzir ocitocina... a ocitocina estimula o útero a se contrair... a contração estimula o bebê a sair... portanto, se o bebê ainda estiver lá dentro a mulher pode convidá-lo a se retirar fazendo um estímulo nos mamilos, com a ponta dos dedos mesmo... vai apertando como se fosse o bebê mamando, não tem problema se sair um pouco de leite... vai fazendo isso por um tempinho q não tem erro... podem fazer isso quando a bolsa estourou e a mulher ainda não entrou em trabalho de parto... funciona na maioria dos casos... 




Dizem que fazer alguns agachamentos também ajuda, mas eu acho que segue a mesma regra dos "rebolamentos", ou seja... ajuda o bb a arrumar uma posição melhor pra ir descendo... 


Acupressao
Leva o fluxo de sangue para todo canto - incluindo o útero. Isto, supostamente, ajuda a posicionar o bebê mais para baixo na pelve e estimula as contrações e dilatação.
  • Ira ajudar a induzir o parto, mas diferentemente da a acupuntura que exige que você vá a um profissional treinado, a Acupressão, por outro lado, pode ser feita em casa por você ou seu parceiro. Existem dois pontos de pressão que são conhecidos por estimular as contrações: Eles estão na região de pele localizada entre o polegar e o dedo indicador e a cerca de quatro dedos de cima do lado interno do osso do tornozelo.
    • Para o ponto na região indicada anteriormente da mão, você vai ter que apertar e, em seguida, esfregar em um movimento circular por 30 segundos a um minuto de cada vez. Faça pausas entre as contrações. Para o ponto próximo ao seu tornozelo, pressione firmemente o local. Isso deve fazer você sentir um pouco de dor. Esfregue em movimentos circulares até sentir uma contração. Quando a contração terminar, comece a pressionar novamente.


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Babador "Recycle"

Já viram os modelos de babadores que vendem por aí?
Sério gente - são tão sem graça, tão comuns que eu acho que onde está a criatividade dos responsáveis pelas confecções brasileiras...Me dá raiva ver os modelos tão lindinhos feitos na China, ou aqueles super elitizados da Carter´s...Ou vc paga caro, ou pede pra alguem trazer de fora ou espera um milhao de anos pra ter o babador mais bonitinho.....Só que babador...estraga rápido.....ainda mais se vc não lavar na hora....Tudo bem que hj em dia os alvejantes para roupa colorida funcionam super bem e são bem mais baratos do que a seis anos atras quando a Pérola era bebê e eu tacava no molho com sabão em pó mesmo....Perdi um monte que ficou horroroso, manchado de beterrraba, caqui, feijão....essas coisas que deixam uma mancha mais preta do que o alimento que caiu no pano...Bizarro!!!


Dessa vez até ganhei alguns da minha tia (3 unid)...Compartilhei mais da metade dos que vieram com uma amiga grávida de menino ( no pacote vinha babador rosa e com estampa de carrinho junto....) e acabei ficando só com um...fiquei triste...mas eu dei pois sabia que ia acabar não usando...

Resolvi que vou fazer alguns com umas camisetas lindas que a Pérola já está perdendo por crescer bem rápido agora (de malha mesmo), Afinal a diferença de idade delas impede que eu guarde roupa de uma pra outra....Imagina, só guardar por mais 6 anos!!! Deus me livre ser uma acumuladora! E haja armário pra isso....

Achei um site com um passo a passo legal da mesma idéia que eu tive...E com fotos!!! 
Então? Vamos por as mãos na massa por nossos filhotes???
A receita é original da Rebecca dona de um blog americano sobre bolsas.



MATERIAL:

- 1 camiseta ou tecido de sua escolha
- tecido para forro (pode ser atoalhado, fralda e até pelucia (mas eu acho mais dificil lavar a pelucia)
- tesoura
- molde 
- Máquina de costura (quem não tem pode fazer na mão - vai demorar um pouco mais mas quem está com pressa??) mas pode ser feito a mão e arrematado com bico de crochê pra quem tem filha menina...fica chique!
- pedaço de velcro ou um botão de pressão







TOTSeat - A cadeirinha verdadeiramente portátil....


Para quem tem bebê e vai sair com ele por longos períodos, quando vc vai ter de comer fora, é uma dificuldade para conseguir uma cadeirinha nos restaurantes. Quando se faz viagem, principalmente de avião ou ônibus (ainda pior), não é fácil levar tanta tralha na bagagem, como também nem sempre é prático levar o carrinho do baby.
Assim estou nessa terceira gestação procurando todas as opções que sejam bons investimentos para facilitar a minha vida!!!!!!Tem um produto muito legal para quem tem bebê e cansou de ir aos lugares e não encontrar cadeirinhas de alimentação disponível, ou pra quem já teve o desprazer de ver seu bebê despencar de uma cadeira qualquer....Afinal tem bebê que tem que ficar amarrado, mesmo quando já se senta firme.....A Pérola caia sempre pelos buracos do encosto...mesmo maiorzinha,com 1 ou 2 anos..... 
Eu achei em sites de venda da china, ou nos sites de produtos para bebê, mas achei que o custo para fazer é mínimo, enquanto que o preço do produto é pelo menos 4x mais caro!!!! E o pior é o frete!!! AFF...Resolvi procurar um molde para fazer....

Ai está a cadeirinha ultra portátil....Afinal,é dobrável e cabe em uma sacolinha de pano....só que só serve para aqueles bebês que já estão bem durinhos para sentar....



Estou fazendo meu proprio molde, já que não conheço nenhuma mãe que possua uma pra me emprestar....Portanto prometo que assim que arrumar um molde na net, posto link......Caso isso não aconteça, pretendo dar umas dicas de como fazer....

Nesse modelo abaixo tem ainda uma vantagem: um cinto que prende nos ombros e é ajustável com várias alturas de cadeira!!!!
Caso se torne impossível fazer, comprarei uma e farei cópia!



quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ser mãe é só missão!

Estou aqui na intenção de criar um tipo de diário... Sim, daqueles usados pra lembrar e refletir depois...se alguma outra mãe quiser pegar carona, seja bem vinda!!!
No momento estou na missão ser mãe de uma menina de 6 anos e de uma bebê no útero ainda...estas são as crianças, pois tenho outra de 18 anos...uma "pré-adulta".... Rsrsr...se ela ler vai ficar braba!
Enfim...aqui estarei postando as idéias, desafios, e missões relacionadas ao cuidado com as pequenas Amora e Pérola...